terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Biodiesel vai ‘evoluir’ até final do ano

“O biodiesel deixou de ser um sonho e agora é realidade”. A definição de Gian Marques, especialista em combustíveis e lubrificantes da SAE Brasil (entidade que reúne engenheiros do setor automotivo) pode ser comprovada em quase todo posto de gasolina do país. Na maioria dos estabelecimentos já se lêem faixas cujas palavras variam, mas querem sempre passar a mesma mensagem: “nós temos biodiesel.”

Hoje o que se vê nos bicos das mangueiras de diesel é o mesmo óleo derivado de petróleo, mas com algo a mais. Na composição, 2% de produto vegetal, que pode ser processada de uma gama de opções que passa pela soja, mamona e algodão, para citar alguns exemplos.

De acordo com Marques, o próximo passo é aumentar essa composição de 2% (B2) para 5% (o B5). O novo patamar de participação do biodiesel no diesel tradicional deve ser concluído, obrigatoriamente, até 2013 – data limite estipulada pelo governo federal.

O especialista diz que a pesquisa do combustível está indo de vento em popa. “A indústria tem realizado testes com o B5 e até o momento vem sendo bastante positivos”, conta Marques. “As expectativas ainda são que até o final desse ano já seja possível concluir as pesquisas e implantar o combustível com 5% de biodiesel sem danos para os motores.” O governo, atento ao avanço rápido da tecnologia, já estuda antecipar para 2010 a obrigatoriedade do B5.

E depois disso? “Do ponto de vista tecnológico é possível que seja possível superar os 5%. Acredito que seja possível chegar até 20% de material vegetal sem nenhum tipo de perda de desempenho do motor”, diz o especialista.

Além disso, é preciso que o combustível em desenvolvimento possa ser usado por veículos atuais. “A gente tem de pensar que a frota de caminhões tem em média 18 anos e de ônibus, 15. Temos de fazer um combustível que sirva para esses veículos”, diz Marques.

“Conforme a frota se renova, com tecnologias mais avançadas, é possível progredir com a composição do diesel.”

Assim, o biodiesel tem todos os motivos para ser a vedete da indústria e do governo.“O biodiesel tem bastante potencial de sucesso, principalmente pela capacidade ímpar que o Brasil tem de extrair combustível de biomassa”, diz Marques. Haja vista a experiência do álcool, o maior sucesso na área de biocombustíveis.

Daniel Trielli Do Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: