terça-feira, 25 de dezembro de 2007

País investe R$ 1,5 bi em diesel menos poluente

A Petrobras vai instalar duas novas unidades de produção na Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, na Bahia para produção de diesel e gasolina com menor teor de enxofre, que terá no máximo 50 ppm (partículas por milhão), o S50. Além disso, o projeto viabilizará maior retorno na exportação da produção excedente, permitindo à refinaria o processamento de petróleo nacional com maior rentabilidade.

As começam em janeiro e a previsão é de que gerem 5 mil empregos. As obras incluem unidades de hidrodessulfurização de hafta craqueada, uUnidade de geração de hidrogênio e um gasoduto que permitirá o suprimento de gás natural à refinaria. A produção nessas unidades terá início em março de 2010.

O total de investimento nos projetos é da ordem de US$ 1,5 bilhão. A Petrobrás vai ainda recuperar 180 quilômetros de estradas baianas localizadas em áreas onde há tráfego intenso de veículos de carga da estatal ou de empresas terceirizadas. Serão contemplados os municipios de Alagoinhas, Pojuca, Candeias, São Francisco do Conde, Catu e Araças.

A recuperação das estradas é fundamental para o transporte com segurança, reduzindo os riscos ambientais do transporte de petróleo e derivados. Além disso, nos próximos anos, será cada vez mais crescente a demanda por combustíveis e biocombustíveis: a produção de oleaginosas, por exemplo, bem como a implantação de unidades industriais para produção de biodiesel, dependerá da infra-estrutura para atender a logística de distribuição desse combustível já a partir de 2008.

Fonte: Paraiba

Nenhum comentário: