sexta-feira, 30 de maio de 2008

Agricultura familiar

Agricultura familiar é uma forma de produção agrícola, na qual os próprios agricultores e suas famílias cuidam de tudo. É um sistema produtivo bastante diversificado e gerador de trabalho e renda, sendo responsável por 49% do milho, 84% da mandioca, 52% do leite, 67% do feijão, 59% dos suínos e 33% do café produzidos no Brasil.

Os agricultores familiares são definidos, segundo o Manual Operacional do Crédito Rural Pronaf (2002), como sendo os produtores rurais que atendem aos seguintes requisitos:

  • Sejam proprietários, posseiros, arrendatários, parceiros ou concessionários da Reforma Agrária;

  • Residam na propriedade ou em local próximo;

  • Detenham, sob qualquer forma, no máximo 4 (quatro) módulos fiscais de terra,
    quantificados conforme a legislação em vigor;

  • No mínimo 80% (oitenta por cento) da renda bruta familiar deve ser proveniente da
    exploração agropecuária ou não agropecuária do estabelecimento;

  • A base da exploração do estabelecimento deve ser o trabalho familiar.
O Brasil possui cerca de 4,13 milhões de agricultores familiares e representam 85,2%
dos estabelecimentos rurais do país. Destes, 49,6% situam-se na região Nordeste, sendo os mais pobres (anexo 1). Existem 475.779 assentados no país, em 6067 assentamentos.

A agricultura familiar representa mais de 84% dos imóveis rurais do país. Ao redor de 4,1 milhões de estabelecimentos. Os agricultores familiares são responsáveis por aproximadamente 40% do valor bruto da produção agropecuária, 80% das ocupações produtivas agropecuárias e parcela significativa dos alimentos que chegam a mesa dos brasileiros, como o feijão (70%); a mandioca (84%); a carne de suínos (58%); de leite (54%); de milho (49%); e de aves e ovos (40%).

Fonte: Pronaf

Nenhum comentário: