quinta-feira, 3 de julho de 2008

Assobiar e chupar cana

Terra é o que não falta neste país, é só querer plantar que dá de tudo, até cana!
Álcool ou soja; proteína ou etanol. Num mundo que tem sede de combustíveis e fome de alimentos, será que tem terra suficiente para produzir os chamados biocombustíveis sem prejudicar a produção de comida? Sempre que esta questão energética vem à tona, me lembro do sítio do seu Pedro, na zona rural de Londrina.

E me lembro porque lá se plantava uma série de culturas que cobriam de verde a terra da propriedade. Tinha lavoura de café, entremeada de milho, feijão ou arroz; tinha uma bela horta de alface, couve, pepino e outras abobrinhas mais; um chiqueiro de porco, umas cabeças de gado e, mais ao fundo, um belo canavial. A terra era pequena, mas produzia um pouco de tudo.

Pequeno produtor, seu Pedro nunca entendeu de política internacional, de jogo de interesses entre as nações ricas com o intuito de ferrar os pobres e morreu antes dessa febre por combustíveis renováveis tomar conta da pauta do agronegócio. Se estivesse vivo por certo diria com seu jeito de mineiro cansado:

"A gente sempre plantou cana, a cana sempre existiu, é possível matar a sede dos carros e plantar alimentos pra matar a fome do homem, isso sempre deu porque não vai dar agora?", perguntaria o velho sitiante, sem deixar de acrescentar algo que sempre dizia quando tal assunto vinha à tona: "A fome nunca foi por falta de alimento ou porque o alimento é caro, a fome é por falta de dinheiro pro povo pobre comprar as coisas".

Seu Pedro sabia das coisas. E nós sabemos que voltar aos tempos coloniais, quando o país plantava cana para atender aos interesses da metrópole, não dá mais, pelo contrário: como habitantes de um país que se diz independente e soberano, nós devemos ficar atentos para, mais uma vez, não perdermos não o bonde, mas o trem-bala da história que está passando à nossa frente e oferecendo um lugar na primeira classe.

E então, vamos continuar viajando na companhia do atraso e da pobreza que sempre nos acompanharam vida afora; vamos continuar montados neste caminhão velho dirigido por interesses que vivem nos deixando pelo meio do caminho chorando o leite derramado ou vamos aproveitar a atual conjuntura, aliada as nossas condições de terra e clima, para tornar o Brasil a grande potência do século 21?

A produção em larga escala dos chamados combustíveis renováveis pode ser o caminho para tornar nosso país mais rico e mais justo, com uma melhor distribuição de renda, já que terra, como diria seu Pedro se estivesse vivo, "terra é o que não falta neste país, é só querer plantar que dá de tudo, até cana!" Esta pequena história por certo não irá agradar aqueles - os de sempre - que querem assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Mas, sem querer ofender, eles que vão plantar batatas ou chupar cana noutro canavial.

Apolo Theodoro

Fonte: Folha de Londrina

Ver também: Os Biocombustíveis e os Alimentos

Nenhum comentário: