domingo, 6 de julho de 2008

A África é Aqui!

A importância da água para a sobrevivência do seres vivos é incomensurável. Isso é fato. Também é fato que muita gente, sobretudo nos países africanos, não têm acesso a ela e, pelo jeito que a coisa anda, todos nós sofreremos do mesmo mal.

Uma das grandes invenções atuais, já considerada uma das maiores do século, é um aparelhinho parecido com um canudo que filtra a água suja tornando-a potável na hora. O purificador portátil tem capacidade para filtrar até 700 litros de água suja ou 350 litros de água salgada.


As crianças acima estão usando o LifeStraw - em português, canudoda vida - um purificador de água portátil que elimina 99% das bactérias da água e filtra partículas de até 15 mícrons (1 mícron equivale à milésima parte de um milímetro).

Seu uso elimina, de acordo com o fabricante, microorganismos causadores de diarréia, disenteria, tifóide e cólera, além de salmonela e outras bactérias causadoras de doenças.

Em todo o mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável. Ao invés de ficar lendo sobre estatísticas aterradoras, alguns blogs têm apoiado uma campanha de ajuda para mudar essa situação. O site do LifeStraw aceita doações de todas as partes do mundo via PayPal ou cartão de crédito internacional. Um canudo, enviado para as regiões em conflito na África custa apenas €3,50 e pode ser usado durante um ano.

Essa campanha poderia se adquar perfeitamente à nossa realidade do semi-árido Nordestino. Onde a seca cria situações muito piores do que as da foto. São cidades inteiras sem saneamento básico onde a população não só não tem acesso a água filtrada, com bebe água, muitas vezes, de origem bastante duvidosa.

----------------------

Devemos ajudar a Africa? Sim devemos, mas sem esquecer que a "África é Aqui!", pois um País onde as pessoas da zona rural penam para conseguir água (suja) em algumas regiões, mereceria muito uma campanha como essa.

Para participar fazendo uma doação para os nossos irmãos africanos enquanto ninguem toma providência para fazer algo pelos nossos irmãos tupiniquins, doe aqui.

Do Autor do Blog

Ver também:

Reportagem do "Profissão Repórter": A seca que atinge 387 municípios do nordeste

Nenhum comentário: